A Osmose Reversa é um processo de purificação de água para residências ou empresas, altamente eficiente e tecnológico, que não utiliza produtos químicos ou derivados em suas atividades. Por ser uma tecnologia relativamente nova, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre seus processos e vantagens.
Essa operação é utilizada em toda a indústria, desde resfriamento de caldeiras e produção de cosméticos, até produção de alimentos e máquinas de hemodiálise. Desta forma, a osmose reversa apresenta diversas vantagens, vamos apresentar, neste artigo, as cinco que você deve conhecer, acompanhe:
- Espaço e química:
A osmose reversa tem vantagem em diversas frentes sobre os outros métodos de purificação de água, como por exemplo, espaço reduzido e processo sem agentes químicos.
O maquinário da osmose reversa ocupa menos espaço do que uma planta de destilação de água, e rende o mesmo volume.
Além disso, o processamento de água somente requer uma pressão artificial, não sendo necessário a utilização de agentes químicos.
- Menos energia:
O processo de osmose reversa, de modo geral, só requer uma pressão artificial para forçar a água através da membrana, sendo assim, essa ação utiliza pouca energia, o que pode ser uma vantagem para sua empresa.
Com o aumento da demanda por produtos e os altos preços da energia, a osmose reversa opera como um atenuador, mantendo a produção no mesmo volume e utilizando menos eletricidade.
- Alta purificação:
A osmose reversa, além de ser um processo eficiente energeticamente, ela também é altamente eficaz em sua atuação.
A purificação da osmose reversa é uma das mais potentes do mercado, uma vez que o soluto final sai com o máximo grau de pureza. Inclusive, algumas vezes, empresas optam por fazer uma “remineralização”, ou seja, inserir sais minerais para que a água não fique totalmente límpida, e mais adequada ao consumo humano.
- Temperatura ambiente:
Diferente dos métodos convencionais, a osmose reversa não requer altas temperaturas de funcionamento, uma vez que a viscosidade do líquido pode atrapalhar a membrana.
Desta maneira, o gasto energético de aquecer milhares de litros de água é completamente extinto, ajudando ainda mais nas economias da sua empresa!
- Ampla atuação:
A osmose reversa pode ser aplicada em qualquer empresa que utiliza água como insumo, já que suas utilidades são inúmeras. Por exemplo, a osmose reversa pode ser utilizada na
- Produção de alimentos e bebidas;
- Produção de fármacos e cosméticos;
- Máquina de hemodiálise;
- Esterilização de equipamentos hospitalares;
- Arrefecimento de máquinas e caldeiras;
- Purificação de água para consumo doméstico.
Esses são alguns exemplos das diversas aplicação da osmose reversa, se a sua empresa utiliza água como um insumo, esse sistema poderá te ajudar.
Conclusão:
Se você achou interessante algumas das vantagens da osmose reversa, e precisa saber mais, veja nossos outros artigos aqui no blog, neles explicamos o funcionamento, as aplicações e outras novidades mais detalhadamente.
Mas se já está decidido e precisa conhecer as máquinas e fazer orçamentos, acesse nosso site para mais detalhes e formas de contato.