As principais diferenças entre Osmose Reversa e Desmineralizador

Desmineralizador e Osmose Reversa são duas soluções excelentes para o tratamento de água, porém ambas possuem diferenças essenciais. Desta maneira, é necessário conhecer suas características especiais na hora de escolher uma.

Principais diferenças entre Osmose Reversa e Desmineralizador

Para ajudá-los a escolher a melhor solução para sua empresa, preparamos este artigo para elucidar as suas principais diferenças e características, não deixe de conferir:

Diferenças

A principal diferença entre os tratamentos por Osmose Reversa e desmineralização, está no processo de filtragem. 

No desmineralizador, a água passa por uma troca iônica, promovendo a remoção de sais minerais da água.

Já na Osmose Reversa, a água passa por uma membrana semi impermeável, retendo quase todas as impurezas presentes no líquido.

Sobre o desmineralizador

A Osmose reversa e o desmineralizador são ambos processos de tratamento de água, porém, cada um possui uma indicação diferente.

O desmineralizador é indicado para clientes que necessitam de um tratamento de água, porém, sem a exigência do controle microbiológico no solvente. 

Embora a tecnologia agregada no processo de desmineralização seja boa, o seu principal papel atém-se na retirada de cátions e ânions da água, promovendo uma menor purificação em relação à osmose reversa.

O processo de desmineralização é relativamente barato, e sua manutenção conduz-se na reativação iônica nas resinas, utilizando componentes químicos. A consistência do desmineralizador irá depender da água a ser tratada, quanto maior a incidência de sais, menor o tempo até a manutenção.

Sobre a Osmose Reversa

Já o processo de osmose reversa possui um índice de purificação maior que o desmineralizador. De modo geral, o processo de osmose reversa purifica a água através de uma membrana semi impermeável, obtendo um solvente ainda mais puro.

Desta maneira, a osmose reversa é indicada para empresas que precisam de um nível de purificação alto, e um controle microbiológico sob o solvente final.

O método de osmose reversa é de alta purificação, podendo separar a água de todas as substâncias contaminantes presentes. Sua manutenção consiste na análise de dados e controle sobre o produto final, sendo necessária apenas uma manutenção periódica.

Desmineralizador e Osmose reversa

O processo de osmose reversa realiza a purificação melhor que o desmineralizador, porém, em certos casos, a simples remoção dos sais minerais da água já é o suficiente.

Se os sais minerais presentes na água contaminada podem corroer máquinas e equipamentos, além de favorecer a condutividade elétrica nos meios. Neste caso, o processo de desmineralização pode ser o mais indicado

Se a empresa necessita de um controle microbiológico, e a água, além de alimentar os equipamentos, será utilizada para consumo, o processo de Osmose reversa é mais indicado. 

Além do mais, o processo de osmose reversa é um aliado das empresas sustentáveis, seus processos não utilizam produtos químicos e os efluentes podem ser descartados diretamente na rede de esgoto local, diferente da desmineralização.

Tratamento de água

Para um tratamento de água funcional, preciso, e ecologicamente correto, procure as soluções de osmose reversa. Nós da Acquamedic oferecemos as melhores soluções para realizar o seu tratamento de água.

Se você quer conhecer outras vantagens e informações sobre a osmose reversa, e descobrir o porquê ela é o processo ideal para sua empresa, veja nossos outros artigos aqui no blog, como por exemplo, como funciona a osmose reversa

Para realizar um orçamento é só clicar aqui para entrar em contato direto conosco. Também possuímos um WhatsApp para melhor atendê-los.

Acquamedic, parceria e qualidade com responsabilidade.