Principais tecnologias usadas para o tratamento de água em empresas

A água é o produto mais básico e fundamental na vida de todos nós, seja para o consumo direto ou para fins industriais, uma água de qualidade é sempre necessária. E com o avanço das cidades e grandes centros industriais, foi necessário a criação de estações de tratamento, tanto para consumo quanto para despejo.

Mesmo uma necessidade tão trivial possui suas complicações, no mundo todo cerca de 2.2 milhões de pessoas morrem pelo consumo de água contaminada. Só no Brasil, foram registradas, em 2019, cerca de 273 mil internações provenientes do consumo de água imprópria.

Desta maneira, não apenas é desejável tratar a água como é imprescindível. Uma série de tratamentos estão disponíveis hoje no mercado, como a desmineralização, a osmose reversa, dessalinização, entre outras.

Para colocá-los a par do mundo do tratamento de água e sua importância, mostraremos neste artigo as principais tecnologias usadas para o tratamento de água, veja a seguir:


Água potável

Estima-se que em toda a superfície terrestre, apenas 2,5% seja água apropriada para o consumo humano. Com o avanço das indústrias alimentícias, farmacêuticas e até médicas, foi necessário que além de uma água potável, fossem criadas água com um alto teor de pureza.

Foto – Bill Gates on YouTube

Mesmo os filantropos do mundo todo estão trabalhando arduamente para resolver o problema da água potável, como é o caso do Bill Gates que surgiu em 2015 com uma solução para beber água purificada diretamente de rejeitos locais.

Na indústria a água purificada serve ao mesmo propósito, fazer alimentos e bebidas de qualidade, produtos de higiene, maquiagens, tudo de forma segura. Mesmo as indústrias que utilizam água indiretamente, como é o caso do resfriamento de caldeiras, é necessário uma água pura para evitar quaisquer acidentes que possam ocorrer.

Na área médica, a água purificada é utilizada não somente para a produção de fármacos, mas também na esterilização dos materiais e ferramentas, e até para hemodiálise e outros processos essenciais, como exploramos neste outro artigo aqui.

Ou seja, para a vida moderna, é fundamental que a água seja tratada para utilização ou até mesmo reutilização.

Tipos de tratamentos

Os tratamentos mais comuns são três:

  • Dessalinização: Consiste no processo de eliminar os sais presentes na água através do aquecimento, esse processo é caro pois utiliza muita energia.
  • Destilação: Consiste no processo de separar misturas homogêneas como diferentes pontos de ebulição, este método é mais empregado em pequena escala, como laboratórios químicos.
  • Desmineralização: O processo mais eficiente consiste em remover os minerais da água através de duas maneiras, a Osmose Reversa ou a troca iônica.


A troca iônica baseia-se em resinas sintéticas que acumulam os sais minerais da água contaminada dentro de si. Este é um processo químico, que exige manutenção constante das células.

A osmose reversa consiste em uma membrana sintética, que retém os sais minerais da água através de uma pressão artificial gerada por uma máquina. Este é o processo mais eficiente e tecnológico disponível.

A água gerada pela osmose reversa é de uma qualidade ímpar e possui um controle microbiológico como nenhuma outra. Se você precisa de detalhes sobre esse processo, veja nosso outro artigo aqui.

O tratamento ideal

Para empresas que precisam de um controle rigoroso da qualidade da água, as técnicas de Osmose reversa e troca iônica podem ser aplicadas mutuamente.

Ambas são as mais eficientes, e consomem menos energia e mão de obra que os outros métodos de purificação.

A Osmose reversa é utilizada em toda a indústria, desde água para hemodiálise até plataformas de petróleo que purificam água do mar.

Pela sua larga empregabilidade, os sistemas de osmose reversa são feitos quase que “sob medida”, levando em consideração diversos parâmetros como:

⦁ Procedência da água;
⦁ Análise da água;
⦁ Utilização da água tratada;
⦁ Vazão da água;
⦁ Período de operação da empresa;
⦁ Qualidade final desejada.

Esses são alguns dos parâmetros levados em consideração na hora de montar o sistema de purificação de água. O avanço tecnológico permite que as operações de purificação de água sejam quase que automáticas, e estritamente controladas do começo ao fim.

O melhor produto pelo menor custo

Devido a sua grande eficiência, os sistemas de osmose reversa estão ficando cada vez mais comuns no Brasil e no mundo. Embora seu custo de aquisição possa ser maior, ele ainda supera os baixos rendimentos das células de troca iônica, o grande consumo de energia da dessalinização e a baixa produção da destilação.

De maneira geral, os sistemas de osmose reversa são um investimento, que trarão resultados expressivos ao longo dos anos.

Andar lado a lado com eficiência e qualidade nunca foi tão fácil. Por isso, nós da Acquamedic possuímos diversos artigos aqui no blog para sanar todas as dúvidas sobre tratamento de água, e o funcionamento dos processos.

Se ficou interessado continue por aqui e leia nossas outras publicações. Quer saber mais sobre a empresa e ainda dar uma olhada nos nossos produtos? Visite nosso site para orçamentos e demais informações.

Acquamedic, parceria e qualidade com responsabilidade.